Como escolher bem a profissão? Ir atrás do gosto pessoal ou ir atrás da maior chance de ganhar dinheiro? Como lidar com a pressão dos pais e da sociedade? Vale a pena buscar orientação profissional? E se tudo der errado?
Escolher a profissão é coisa séria, muito importante mesmo, e não pode ser subestimada a forma como o trabalho influencia em muitos aspectos da vida. Uma crise de estresse pode levar a saúde, o casamento e até o próprio emprego.
“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”, assim disse Confúcio dando ênfase à escolha profissional baseada no gosto. Outra duvida que permeia as pessoas na sua escolha profissional é seguir o que gosta ou seguir o dinheiro, se seguir o que gosta e isso não der dinheiro então morrerá de fome, ou se seguir o dinheiro e acabar tendo um trabalho terrível com um alto nível de estresse acabará sofrendo muito. O ideal nesse caso e procurar o equilíbrio, ou seja, uma profissão que goste e que possibilite uma boa renda.
Os pais não imaginam a pressão que colocam sobre os filhos, alguns tentando fazer os filhos seguirem as mesmas carreiras que eles, outros tentando fazer com que os filhos sigam tal carreira que eles, os pais, sempre sonharam e não seguiram, como se os filhos não tivessem os seus próprios sonhos, gostos e vontades. E tem mais uma forte pressão que existe sobre a galera que está fazendo a escolha profissional, a pressão da sociedade, essa por sua vez vem acompanhada da competição, do consumismo, do orgulho... , e ela faz com que as escolhas sejam baseadas no dinheiro e poder.
Muitos buscam apoio profissional na hora da escolha mas isso nem sempre é viável, existem coisas que eles nunca aconselhariam e que mesmo assim é a melhor opção, porque existe uma tendência por parte dos conselheiros a evitar os maiores riscos. Quem iria aconselhar um aluno de direito a largar Harvard e montar o próprio negócio que na época era considerado brincadeira de criança? É, mais foi esse caminho que Bill Gates tomou.
E se der tudo errado e a sua escolha profissional for um fracasso? Tente novamente, como disse Thomas Edison, "Muitos dos fracassos da vida são pessoas que não perceberam o quão perto elas estavam do êxito quando elas desistiram".
Livro Indicado:
A estrada do futuro - Bill Gates
Links indicados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vamuu fazer que nem o tio Bill ;D
Ótimo Post! esse é um assunto muito debatido na adolescência e é coisa séria... pra vida toda!
Valeu.
Excelente post! Assunto importantíssimo.
Parabéns guriada!
oO.. Legal, Alpaides ta forte ultimamente.
Parabéns primo! ótimo post, bem claro!
hahahha Obrigado ;)
Vai BATATA!! vamos miguxos!
tô com a patii vaii batataa \o/
gostei do que o confucio disse *-*
Thomas Edison é brasileiro haha
bem real, meus pais querem que eu seja médica :/
1,2,3,4 Batata no prato!
5,6,7,8 Batata com biscoito!
2,3,2,3 Batata com molho inglês!
4,5,6,7 Vamos comer batata na lanchonete!
BATATA!!!
Isso aew ...
Muito Bom ! Gostei bastante...
Muito importante esse tema .
Vlww galera do batata!
Massa Massa.
Entendo isso ja to na Faculdade e sei que isso ocorre mesmo...
Boa Batata!
Meu fico legal.
Vocês são como batata cozida, são Quente.Muito legal.
O importante em qualquer que for a escolha profissional, ela se transforme em competência, fazer sempre o melhor! É um desafio! Abraços!
e dale batataaa =)
(:
vamo que vamo :)
NaD's VeR Kd AqUeLa PoRrA dO mAiS gATo E mAiS gaTa?